segunda-feira, 16 de março de 2009

vaga forma de pensar... o que é?

Aqui neste meu pequeno grande espaço onde escrevo há algo a que chamo libertar o pensamento. Acaba por ser uma espécie de jardim dos pensamentos onde se aglomeram as minhas ideias em forma de palavras que se juntam nestes textos se é que lhes posso chamar textos pois não sei ao certo o que é um texto.
Sim, um texto. Estamos habituados a chamar de texto a um conjunto de palavras ordenadas em frases que para nós fazem ou não sentido que surgem com a finalidade de se darem simplesmente a ler, a transmitir uma ideia.
O modo como cada um interpreta o mesmo texto tem a ver com a maneira de ser, aliás com a maneira de pensar pois é daí que deriva tudo o que fazemos ou acabamos por não fazer devido a pensarmos e voltarmos a pensar sobre o assunto.
Uma mesma frase interpreta-se de inúmeras maneiras por inúmeras pessoas que até se podem conhecer a todas entre si e pensarem-se todas iguais mas no fundo são tudo menos iguais. Não é por se conhecerem que o são, antes pelo contrário, quanto mais se pensa que se conhece alguém mais esse alguém muda. Não por querer mas porque é levado a fazê-lo por ser minimamente conhecido.
Fica aqui o princípio deste texto que espero vir a continuar brevemente se alento para tal tiver pois no fim de contas ninguém me sabe dizer o que é ao certo pensar. É uma questão à qual por mais que me esforce não consigo achar a mais pequena resposta que seja. Á medida que penso nisto maior se torna a dúvida. Cresce tanto que não há curiosidade que lhe valha. É um código tão complexo que nem a própria ciência consegue responder, não refiro a religião pois é algo que não encaro de frente com seriedade mas sim como outra dúvida que é o que acho que é. Muitas pessoas dizem-se católicas mas no entanto só acreditam na religião e o acreditar deriva de pessoa em pessoa assim como os pensamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário